Plano semanal para a felicidade

novembro 11, 2016


Acham que a vossa vida saiu dos eixos? Sentem-se deprimidos e infelizes? É hora de fazer mudanças! Com pequenos gestos e uma atitude grande, tudo poderá voltar ao normal. E para mais, quem não quer ser feliz? Todos nós já fizemos um plano B. Algo relacionado com a família, amor, trabalho, estudos, amigos ou saúde. No entanto, a certa altura da nossa vida, percebemos que não conseguimos cumprir metade daquilo que sonhámos. A nossa meta fica cada vez mais distante e em vez de corrermos e seguirmos em frente, ficamos presos ao caminho que já percorremos. Pela mesma razão, hoje trago-vos um plano com várias dicas que deve ser feito semanalmente.

  • O que quero fazer amanhã?
    Se responderem de forma contínua a esta questão, vão sentir que têm tudo sobre controlo. As coisas boas vão surgir e ficarão surpreendidos, já que não contarão com elas. As tarefas só se tornam rotineiras se não lhes derem intenção e atenção.
  • Meditem
    É mais fácil do que possam pensar. A ideia é que se abstraiam de tudo e todos. Planeiem uma altura do dia para o fazerem, aquela que sentem que vai ser a mais calma. Para muitas pessoas resulta melhor de manhã, mas se para vocês for à noite porque não fazê-lo?
  • Gratidão
    A nossa vida não somos só nós. Pensem em alguém muito importante que tenha feito algo de louvar por vocês. Escrevam num caderno porque é que cada pessoa é importante para vocês. Liguem a essa mesma pessoa e leiam-lhe o que acabaram de escrever. Por norma, os níveis de felicidade aumentam entre 10 a 20% com este exercício.
  • Exercício físico
    Definam uma rotina de exercícios que devem ser feitos entre 4 a 5 dias por semana. Podem escolher o tipo de desporto. O importante é que se mexam.
  • Proximidade
    Procurem um grupo ou uma comunidade com um objetivo. Participem nele ativamente. Sejam os líderes do vosso grupo de amigos. Façam jantares, fins de semana fora ou simplesmente juntem-se para conversar. O importante é que estejam juntos com regularidade.
  • Lembrete diário
    Se têm um telemóvel topo de gama, então usem-no. Programem alarmes diários com frases de incentivo. Comecem por acordar com uma frase que vos motive e vos faça aproveitar o dia ao máximo. Analisem todas as vossas decisões e perguntem-se a vocês mesmos: "esta decisão vai-me fazer feliz?". Na verdade, está provado que quem recebe um e-mail por dia com um conteúdo potenciador de felicidade tem níveis de felicidade superiores.
  • Fui melhor do que ontem?
    Procurem identificar pequenas melhorias no vosso dia, sejam elas na vossa relação familiar ou no trabalho ou escola/universidade. Basicamente, foquem-se naquilo que gostavam que mudasse. Lembrem-se que as grandes realizações não acontecem de um dia para o outro. "Estou no caminho certo? Sou mais feliz?": as respostas só dependem de vocês.
  • O que aprendi/decidi?
    Façam esta pergunta a vocês mesmos. Com o tempo vão conseguir deixar a ansiedade e a culpa de lado. A ideia é que ao responder a esta questão, consigam perceber que aprendizagem tiraram de uma situação e o que fizeram para a corrigir.

Espero que gostem destas dicas e que o post vos tenha sido útil.
Beijinhos!

You Might Also Like

1 comentários