Introdução às máscaras faciais caseiras

setembro 18, 2016


Todo o alvoroço que temos devido às nossas vidas agitadas reflete-se na pele em forma de rugas, manchas e enfraquecimento. Falta-te tempo para ir ao salão de beleza ou achas que os melhores cremes são caros? A solução está bem próxima, utilizando ingredientes caseiros que revitalizarão e realçarão a beleza da tua pele. Neste post, irei fazer-vos uma pequena introdução às máscaras caseiras e nos dois próximos irei apresentar-vos algumas das melhores.

Do ponto de vista estético, a pele tem sido considerada um símbolo de beleza por muitas culturas. Hoje, vários fabricantes de cosméticos esforçam-se para encontrar formas inovadoras para rejuvenescer e proteger a pele. O tratamento de beleza mais comum é a máscara. No entanto, ninguém precisa de máscaras caras e cheias de químicos. É possível produzir as melhores máscaras naturais faciais dentro do conforto da vossa própria casa.


PORQUE É QUE A NOSSA PELE É AFETADA?
A pele é o maior órgão do corpo humano e a sua primeira e principal barreira contra agentes patogénicos. Regula a temperatura corporal, protege as estruturas internas e proporciona sensações como toque e pressão. A pele lisa e brilhante é sinal de saúde mas muitos fatores podem afetar negativamente a sua aparência e o seu correto funcionamento.


PRINCIPAIS FATORES QUE AFETAM A PELE

  • Exposição excessiva à radiação solar
  • Abuso de substâncias químicas como maquilhagem e sabonetes, entre outros
  • Alcoolismo
  • Tabagismo
  • Dieta desequilibrada e pouco saudável

TIPOS DE MÁSCARA DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO
Não há nada mais refrescante e benéfico para o rosto do que uma máscara facial natural: hidrata, remove as células e reafirma as linhas de expressão. Existem vários tipos de máscara, portanto, é preciso escolher de acordo com a finalidade pretendida.
  • Máscara com efeito tensor: aplica-se húmida e, ao secar, provoca uma tensão favorecendo a circulação sanguínea e a nutrição celular.
  • Máscara com efeito reafirmante: aplica-se húmida e, ao secar, provoca uma tensão reafirmando tecidos.
  • Máscara esfoliante: elimina células mortas e secreções da pele.
  • Máscara hidratante: impede a evaporação da água superficial da pele, criando uma barreira protetora e favorecendo o desaparecimento de rugas e reafirmando as linhas de expressão facial.
  • Máscara estimulante: estimula os vasos capilares e superficiais e favorece a nutrição dos tecidos.
  • Máscara para clareamento: absorve o excesso de melanina, eliminando manchas e sardas.
  • Máscara renovadora: elimina as células mortas da camada superficial e ativa e acelera a renovação celular.
Cada pessoa tem um tipo de pele diferente (seca, oleosa ou mista). A reação a certa máscara e o nível de eficácia da mesma podem variar. Se já sabem exatamente o que o vosso rosto precisa, então continuem a ler.


DICAS PARA APLICAÇÃO DE MÁSCARAS
Dediquem uma hora por dia para cuidar do vosso rosto e, antes de aplicarem a máscara, lavem bem a face para eliminar poeira e suor. Lembrem-se de preparar apenas a quantidade que será usada, embora seja possível guardar a mistura no frigorífico num recipiente de barro para o dia seguinte. Pode-se aplicar máscaras diariamente mas é preferível deixar a pele facial descansar por um dia, em média.


Não percam o próximo post onde, como foi dito na introdução, irei dar algumas receitas para criarem estas máscaras! Beijinhos!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Vou gostar imenso deste assunto! Adorei o post e estou ansiosa pelo próximo!!!

    ResponderEliminar
  2. Ótima explicação. Adoro os posts dentro deste tema, aposta nisso!

    ResponderEliminar