Regresso às aulas: dicas para o novo ano escolar
setembro 09, 2016
Hoje é o quinto dia dos nossos posts de regresso às aulas e, pela mesma razão, trago-vos algumas dicas para o novo ano escolar. Quem nunca o começou com aquele pensamento "este ano é que vai ser, vou esforçar-me, tirar boas notas, ..." e depois apercebemo-nos que isso só dura nas primeiras semanas e acabamos por perder a motivação? Acho que já aconteceu com todos nós e portanto espero que com este post vos consiga ajudar de alguma maneira. Vamos então começar!
1. Material: optar por bom material escolar
Comprar o novo material escolar é uma coisa que, particularmente, eu adoro e acho que esta é uma das partes completamente necessárias para o vosso ano correr melhor. Não vale a pena ir pela beleza do material, quer dizer, isto interfere sempre um pouco, todos nós temos consciência disso, mas coloquem ou tentem colocar em primeiro lugar a qualidade do mesmo. Não vos serve de nada ter um lápis ou um caderno todo bonitinho que depois seja mau e prejudique, de certa forma, o vosso rendimento. Depois da qualidade, aí poderão sim optar pela beleza, uma vez que "trabalhar" com coisas que gostamos irá trazer-nos outro espírito e talvez mais alguma motivação! (pelo menos isso comigo funciona, tenho de ter tudo bem organizadinho e apresentável)
2. Novo ambiente: descartar as preocupações
Este tópico está destinado principalmente aos que fazem a mudança de um ciclo para outro/secundário para a universidade, tendo uma nova turma, ou de uma escola para outra mas também poderá servir para qualquer outra pessoa.
É completamente normal que se sintam um pouco nervosos em relação ao novo ano letivo, principalmente se estão na mudança do básico para o secundário ou do secundário para a universidade, onde vão ter uma nova turma, provavelmente um novo ambiente, etc. Não se preocupem tanto com isso, tentem procurar pessoas da vossa nova turma e conversar um pouco com elas. Caso sejam mais tímidos, esperem por qualquer aula começar e vão ver que alguém acaba por se sentar ao vosso lado. Quando o fizer, é altura de falar! Não sejam assim tão tímidos neste aspeto. Lembrem-se que a outra pessoa pode ter o mesmo feitio e assim não chegam a lado nenhum.
3. Mudança de curso: procurar informação
Esta é uma boa dica para os que vão agora fazer a transição do básico para o secundário ou do secundário para a universidade. Todos sabemos que estas duas transições são as que mais dúvidas nos carregam pois precisamos de decidir bem a área ou o curso específico para o qual queremos ir e do qual todo o nosso futuro vai depender. Conversem com a vossa família, amigos ou conhecidos que saibam mais desse curso ou que, inclusive, frequentem-no para obterem mais informação e, dessa forma, definir se o que pensaram é o ideal para vocês. Caso não tenham ninguém a quem recorrer, podem sempre procurar qualquer coisa na internet.
4. Média: apliquem-se desde o primeiro dia
Ainda na onda do novo ambiente e da mudança de curso, esta é uma dica IMPORTANTÍSSIMA para quem vai entrar agora no 10º ano. Apliquem-se desde o primeiro dia! Não esperem chegar ao 11º ou ao 12º e pensar "podia tar com uma média melhor se no 10º ano não tivesse aquelas notas", lembrem-se que isso irá interferir bastante e em vez de terem uma média de 16 ou 17, poderão ter uma média de 12, 13 ou 14 devido a esse primeiro ano. Acreditem que vai fazer toda a diferença, além de que poderão ter mais opções de escolha para a universidade e mais facilmente entram no curso e na universidade que vocês querem.
5. Despertar: acordar cedo
Esta poderá ser a dica mais difícil de todas mas acreditem que é uma grande ajuda! Acordem meia hora mais cedo que o normal para terem tempo de se arranjarem tranquilamente, verificar se têm tudo na mochila ou mala e ainda dar tempo para tomarem o pequeno almoço, visto que é a refeição mais importante do dia e não convém saltá-la. Além disso, se cumprirem estes 30 minutos, quando acordarem poderão ainda ter algum tempinho para ver as vossas mensagens, Instagram, Snapchat, seja que rede social for, e talvez alguns vídeos no YouTube. Mas cuidado para não se atrasarem! Afinal o propósito era definirem o tempo...
6. Refeição fundamental: tomar o pequeno almoço
Como foi referido no ponto anterior, o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia e não convém saltá-la. Após o jejum noturno nas horas passadas a dormir, é essencial restabelecer a energia e os nutrientes necessários para começar um novo dia da melhor forma. Além disso, vários estudos apontam que um pequeno almoço contribui para regular o apetite, melhorar o humor, diminuir a ansiedade e a irritabilidade, aumentar a capacidade de concentração, a rapidez de raciocínio e a aprendizagem.
7. Roupa e mochila prontas: prepara tudo no dia anterior
Esta é bastante simples e comum mas confesso que, por vezes, eu não a cumpro e arrependo-me de tal porque depois tenho de escolher em cima da hora a roupa que vou levar, decido que uma não fica tão bem, outra não é apropriada para aquele dia e por aí fora, acabando por perder grande parte do tempo a escolher a roupa final e deixar o quarto um pouco desarrumado com as do processo. Já em relação ao material, é super chato ter de escolher à última da hora todos os cadernos e/ou livros das disciplinas que tenho naquele dia, depois acabo por me esquecer do estojo ou de qualquer outra coisa e tenho de andar a pedir emprestado, coisa que não gosto lá muito. Posto isto, o melhor a fazer é seguirem esta dica e eu vou tentar fazer o mesmo para este ano!
8. TPC's, testes e trabalhos: organiza-te
Os TPC's, parecendo que não, acabam por interferir na vossa nota portanto toca a deixar de lado o pensamento de "não me apetece fazer" ou o esquecimento habitual. Criem um alarme ou um horário semanal pelo qual vos possam guiar. Assim, lembrar-se-ão sempre se têm algo para fazer, não só para o dia seguinte mas também para o resto da semana, poupando então tempo livre para os restantes dias.
Além disso, mantenham as disciplinas em dia. Após chegarem da escola, elaborem um pequeno resumo ou apresentem as ideias retidas da matéria dada em cada disciplina ao longo desse dia. Desta forma, ao mesmo tempo que interiorizam o que foi lecionado, estarão mais preparados para quando tiverem testes, sem ter de acumular bastantes conteúdos para o mesmo.
Além disso, mantenham as disciplinas em dia. Após chegarem da escola, elaborem um pequeno resumo ou apresentem as ideias retidas da matéria dada em cada disciplina ao longo desse dia. Desta forma, ao mesmo tempo que interiorizam o que foi lecionado, estarão mais preparados para quando tiverem testes, sem ter de acumular bastantes conteúdos para o mesmo.
9. Não ir de direta: ter uma boa noite de sono
Dormir as horas adequadas à vossa idade é um passo que não se podem esquecer pois evita as olheiras e aumenta a vossa capacidade de concentração no dia seguinte. Depois das férias, estamos habituados a horários desregulados e, apesar de termos a consciência de que as aulas vão começar e é necessário acordar cedo, torna-se difícil ganhar o hábito de acordar cedo novamente. Duas soluções para esse problema são:
- fazerem direta durante 2 dias seguidos, fazendo com que no dia anterior à escola começar se deitem mais cedo pois estarão cansados e exaustos.
- na semana anterior ao regresso às aulas, começarem a deitar-se mais cedo para se habituarem à rotina.
10. Snack para o meio da manhã e/ou lanche: alimentem-se
A meio duma manhã ou duma tarde passada na escola, a nossa barriga começa a dar horas. Por vezes, recorremos ao bar, às máquinas de vending ou mesmo a um café próximo, o que acaba por não ser tão benéfico para a nossa saúde. Levem o vosso próprio snack de casa. Um pacote de leite, um néctar, uma sandes, uma barrinha de cereais, fruta ou cenoura cortada aos pedacinhos colocada num pequeno saco ou num tupperware são boas escolhas.
11. Almoço: levar de casa e poupar dinheiro
Caso tenham a opção de aquecer a vossa comida na escola, como é o meu caso, levem comida de casa. Acaba por ser mais saudável e mais barato do que almoçar num restaurante ou no Mc Donalds mais perto da escola.
12. Sítio de estudo: mantê-lo organizado
A razão de eu dizer isto é óbvia. Acho que ninguém se sente bem ao estudar num ambiente sujo e/ou desorganizado, seja em que divisão da casa for, mas principalmente no vosso quarto. Tenham o vosso quarto arrumado todos os dias. Garanto que vos proporcionará mais conforto e concentração.
Como disse no início, espero que com este post vos consiga ajudar de alguma maneira. Comentem qual é a ideia que acham que mais jeito vos vai dar e deixem um feedback das restantes.
Beijinhos e até ao próximo post!
0 comentários