Gorduras que ajudam a emagrecer

outubro 13, 2016


Todos nós temos tendência a meter as gorduras todas no mesmo saco, ou seja, no das más, mas as insaturadas, ao contrário das saturadas, só fazem bem (na medida certa, é claro).
Uma dieta rica em gordura, desde que ingerida de forma certa e em horários controlados, pode ajudar a perder peso e a produzir energia, ao invés de acumulá-la. Porém, antes de passar a comer alimentos gordos, saibam distinguir as boas das más. Esse é o grande truque.


As gorduras dividem-se em saturadas e insaturadas. As saturadas estão presentes nos alimentos de origem animal e noutros como o côco, a manteiga de cacau e o óleo de palma, muito utilizado na indústria por ter um preço mais baixo. Já as insaturadas são de origem vegetal. Estas últimas são as que ajudam ao processo de emagrecimento pois trazem saciedade e ainda têm poder antioxidante, anti inflamatório, diminuem a concentração de LDL (o mau colesterol) e aumentam o HDL (colesterol bom) no sangue.
As gorduras insaturadas são encontradas nos vegetais, nas sementes, no marisco, nas oleaginosas, nas castanhas, nas castanhas do pará, castanha de caju, avelã e amendoins sem qualquer adição de sal, nos óleos de côco, de linhaça, de macadâmia e de amêndoa, no azeite extra virgem, no abacate e nas nozes. Nestas substâncias podemos encontrar os ómegas 3 e 9.




Peixes de água fria, como o salmão e as sardinhas, são também duas boas fontes de gorduras boas ao nosso corpo. Mas atenção, é importante que as gorduras insaturadas sejam utilizadas corretamente, para que possam trazer, de facto, benefícios. É preciso consumi-las moderadamente, de forma a que no total de calorias consumidas diariamente, apenas 20% sejam de gorduras mono e poli saturadas.


                


Se desejam mesmo emagrecer, devem fazê-lo de forma saudável. É preciso que tomem muito cuidado com as dietas da moda e que tenham especial atenção aos vossos hábitos alimentares. A realidade é que o nosso corpo necessita de um equilíbrio entre nutrientes. Por isso, nada como ter uma alimentação equilibrada, rica em hidratos de carbono de absorção lenta, proteínas, vitaminas, lípidos e sais minerais. Não vos adiantará de nada fazer uma dieta milagrosa, onde perdem muito peso mas ao mesmo tempo também perdem saúde.

Para perder peso sem comprometer o bem estar, têm de mudar o vosso estilo de vida, adotando hábitos alimentares mais saudáveis. Para além disso, pratiquem exercício físico e comprometam-se convosco mesmos.

Dica: a única gordura saturada que é exceção é o óleo de côco. Além de ter ação antioxidante, possui vitamina E, que, contendo ácido caprílico (que tem uma ação antifúngica), pode auxiliar quem sofre de candidíase e pé de atleta, ajuda na redução do LDL e colabora muito no processo de emagrecimento. O óleo de côco tem uma fácil absorção e não necessita de enzimas para a sua digestão, para além de ser termogénico e estimular a glândula da tiróide. Este produto pode ser utilizado em saladas, sobremesas, assados e estufados.


Espero que este post vos tenha sido útil e, caso queiram emagrecer, foquem-se nisso! Podem deixar qualquer dúvida nos comentários.
Beijinhos!

You Might Also Like

1 comentários

  1. ora cá está um grande post e muito util para a minha pessoa! Agradeço IMENSO bf

    ResponderEliminar