Como cuidar do coração?
outubro 07, 2016
No passado dia 29 de setembro, assinalou-se o dia mundial do coração. Não existe uma fórmula mágica para proteger o mesmo. Contudo, alguns comportamentos podem salvar!
Hábitos saudáveis são a chave do sucesso para cuidarem do vosso coração. Estão prontos para mudar os vossos? Então comecem já com um plano de exercício físico e façam com que o verde ocupe a maior parte do vosso frigorífico.
A EVITAR
- Stress
Com a correria do dia a dia, é praticamente impossível manter a mente sã. Lembrem-se: o stress é um dos principais inimigos do coração. - Tabaco
É outro dos piores inimigos do coração, sendo mesmo a principal causa de morte evitável quando se fala em doenças cardiovasculares. - Bebidas alcoólicas
Uma cerveja, um copo de vinho ou de outra bebida qualquer de vez em quando não fazem mal; o problemas são os excessos. As bebidas alcoólicas aumentam o risco de enfarte do miocárdio. - Fast food
Apesar de ser saborosa, a "comida de plástico" é tudo menos saudável. É rica em sal, colesterol e gorduras, propícios ao entupimento das artérias e ao aumento da pressão arterial.
A CUMPRIR
- Meditação
Se estiverem relaxados, o vosso coração agradece. E qual é a melhor forma além de meditar.
- Exercício físico
Fazendo exercício físico com regularidade, o sangue flui melhor e os vasos e as artérias ficam mais saudáveis. - Check-upTodos os anos devem controlar o vosso estado de saúde através de consultas no posto médico ou no hospital.
- Água
Bebam entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Desta forma, estarão a limpar o vosso organismo. - Alimentação
O que colocam no prato vai reforçar a resistência do vosso organismo, prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a vossa qualidade de vida. Nunca saiam de casa sem um bom pequeno almoço.
Atenção à balança!
A pressão arterial elevada e o AVC estão diretamente ligados à obesidade. Na verdade, quanto mais alto for o vosso peso, maior a probabilidade de ter um destes problemas.
A reter:
Se têm antecedentes de enfarte do miocárdio na família, saibam que o melhor a fazer é uma avaliação médica. Desta forma, estarão a prevenir a morte súbita.
A pressão arterial elevada e o AVC estão diretamente ligados à obesidade. Na verdade, quanto mais alto for o vosso peso, maior a probabilidade de ter um destes problemas.
A reter:
Se têm antecedentes de enfarte do miocárdio na família, saibam que o melhor a fazer é uma avaliação médica. Desta forma, estarão a prevenir a morte súbita.
Alimentos ideais no prato:
Abacate - rico em vitamina C e potássio, ajuda a prevenir a hipertensão.
Couve - rica em antioxidantes, impede que o colesterol se fixe nas artérias.
Beterraba - rica em ferro e vitamina C, é ainda rica em antioxidantes.
Salmão - rico em ómega 3, é um dos aliados do coração.
Curiosidade:
Jantar cedo evita o AVC. Por norma, jantamos perto das 20 horas mas talvez seja melhor começar a fazê-lo um pouco mais cedo, cerca das 19. Desta forma, poderão estar a evitar um acidente vascular cerebral (AVC). A explicação médica prende-se com o facto de a pressão arterial baixar, em média, 10% à noite. Se jantarem tarde, vai baixar ainda mais, aumentando, assim, as probabilidades de terem um AVC.
Espero que tenham gostado e aprendido a cuidar melhor do vosso coração!
Beijinhos!
2 comentários
Está um post tão interessante e que pode ajudar muita gente daqui para a frente!!
ResponderEliminarEste post está muito bom e serve de conselhos e ajuda para muitas pessoas que podem vir ou sofrem de coração
ResponderEliminar