­
Coisas que não se devem fazer num intercâmbio - Insight

Coisas que não se devem fazer num intercâmbio

outubro 11, 2016


Olá! Antes de mais, gostaria de pedir desculpas por não ter saído nenhum post ontem mas eu tive doente e não deixei nenhum agendado. Posto isto, vamos lá ao que interessa!

Intercâmbio é uma palavra que designa a troca mútua de estudantes de um determinado local com outro, geralmente fora do país de origem, ou seja, a realização de uma viagem ao exterior por um estudante, com a finalidade de aprender a língua nativa, a cultura ou as tradições do outro país para fins educacionais, profissionais ou culturais. Os tipos de intercâmbio mais conhecidos atualmente são o universitário, o profissional e o cultural. Por norma, esta é sempre uma boa experiência. Contudo, há coisas que não devemos fazer para não se tornar o contrário. Hoje trago-vos uma lista de 5 coisas que não se devem fazer num intercâmbio.

1. Idealizar a viagem
Quando vamos de viagem, todos nós idealizamos como será e basicamente pensamos num conto de fadas. Todavia, isso não é bem assim. O local para onde vão terá aspetos positivos e negativos como em todo o lado, por isso, o melhor a fazer é não ir com as expetativas muito altas para não acabarem desiludidos.

2. Conhecer pessoas do mesmo país
Se vocês foram em intercâmbio, por alguma razão foi. O suposto é aprenderem a língua nativa, a cultura e os hábitos praticados no país para que foram, ou seja, se estiverem apenas a interagir com pessoas portuguesas vão acabar por comer pratos típicos portugueses e por não aprender a língua do outro país. E mais: vão acabar por não aproveitar o que o intercâmbio vos traz e o propósito da realização dele. A dica é conhecer pessoas do país para onde foram, cumprindo assim o motivo pelo qual foram para lá. E isto é simples: cada vez que falam com ela, começam a aprender a língua e a dominá-la e, enquanto convivem com ela, vão conhecendo melhor cada coisa importante sobre o país e também aproveitam a gastronomia e as festas de lá. Mas atenção, não estou a dizer para não conviverem com pessoal do vosso país de origem! Poderão arranjar algumas dessas pessoas para não se sentirem muito longe de casa, só que o ponto importante é focarem-se no resto.

3. Ter mente fechada
Se vão viajar, um passo importante é ter mente aberta caso contrário não vão conseguir aproveitar tanto. Vão existir mil e uma coisas novas que terão de experimentar, tal como conhecer mil e uma pessoas - não apenas daquele país, mas também de outros países a realizar intercâmbio como vocês. Mesmo que não gostem de algo, experimentem. Não sejam rudes e assim farão amizades mais facilmente e terão sempre coisas para fazer.

4. Comparar as coisas
Não comecem a fazer comparações como "em Portugal, a comida é feita com x, y e z e fica melhor", "em Portugal temos mais praias do que aqui", "em Portugal há mais variedades de transportes" e por aí fora. Além disso ser incoveniente para a pessoa daquele país, vai ser chato da vossa parte e penso que todos nós queremos ser agradáveis, não é verdade?

5. Ficar preso ao local de origem
Não fiquem muito ligados ao vosso país de origem e às pessoas do mesmo. Sentir a necessidade de falar com os pais ou com amigos quando estão longe é normal mas não abusem disso, principalmente com os amigos porque eles vão estar sempre a falar de novidades de lá e que vão sair a x sítio todos juntos e se vocês ainda não conhecerem muita gente no vosso intercâmbio começam a pensar "ah, quem me dera estar lá agora e não estar aqui, eles agora vão todos sair (ao cinema, à discoteca, a qualquer sítio) e eu fico aqui porque não conheço ninguém". Vão ficar aborrecidos e não é isso que se quer. Aproveitem o local onde estão e desfrutem desse momento sem estarem sempre a preocuparem-se com o que acontece no outro.

Espero que tenham gostado do post. Deixem comentários e lembrem-se: nunca façam nada disto! Para quem vai realizar intercâmbio, tenho a certeza que vai ser uma ótima experiência, boa viagem!

You Might Also Like

2 comentários