Dicas e truques para lavar a roupa

dezembro 07, 2016


Lavar a roupa é o vosso drama doméstico? Não se sintam assim... Neste post vou ensinar-vos como fazer com que essa tarefa não seja tão má quanto isso.

Há pessoas que não ligam, há pessoas que odeiam, mas uma coisa é verdade: se o processo de lavar a roupa não for feito da melhor maneira possível, pode trazer uma série de dores de cabeça, como roupas manchadas, com a cor perdida ou até mesmo rasgadas. E mau humor, que é o pior efeito de todos...
Mas, assim como na hora de lavar a louça, dicas e truques podem ajudar-vos a evitar desastres, ou pelo menos, a facilitar a vossa vida!



1. Ler a etiqueta
Existe muita roupa que nós já sabemos o que fazer, como lavar, etc. Mas existe roupa que não. Nesse caso, o primeiro passo é ler as instruções de lavagem nas etiquetas das peças.
Sim, nós sabemos que pode estar tudo em inglês e até em chinês, mas os símbolos são internacionais. Se ainda têm dúvidas em saber o que é que todos aqueles símbolos significam, poderão consultar este post.

Entre as informações que constam nas etiquetas: se a peça pode ou não ser lavada com água, se pode ir à máquina ou se deve ser lavada à mão, a temperatura máxima permitida na lavagem e a temperatura máxima na hora de passar. Não ignorem essas informações!




2. Separar as peças
Misturar roupas claras e escuras é uma das principais causas de manchas, por transferência de cor de uma peça para outra. As peças devem ser lavadas de acordo com a cor:

  • brancas com brancas
  • tons claros e médios
  • tons escuros e pretos
  • roupas que soltam tinta: separadas de tudo
Como saber se uma roupa desbota? Compraram aquele vestido vermelho maravilhoso, mas, na hora de lavar, ficou em dúvida se ele desbota? Poderão descobrir isso rapidamente: coloquem um pouco de água numa bacia e mergulhem a peça lá dentro. Deixem por 15 minutos. Caso a água fique colorida, é sinal de que a peça desbota. Caso tenham medo de misturá-lo com outras peças, poderão lavá-lo à mão.




3. Usar saquinhos para as roupas delicadas
Hoje em dia, algumas máquinas já vêm com um compartimento especial para colocar peças íntimas e delicadas. Mas, se não for esse o caso, não hesitem em comprar um (ou vários) daqueles saquinhos especiais para esse tipo de roupa (à venda em lojas de materiais domésticos, em supermercados, etc). São super baratinhos!
Os saquinhos também protegem as outras roupas das roupas delicadas, pois evitam que o gancho do soutien fure uma camisola, por exemplo.




4. Encher a máquina
Procurem lavar apenas quando tiverem a máquina cheia (de acordo com o máximo do fabricante). Assim evitam desperdício de água e de energia elétrica. 





5. Usar a dose certa de sabão ou detergente
O excesso de sabão ou detergente (em pó ou líquido) pode deixar as roupas esbranquiçadas, duras e difíceis de passar. Uma dica? Errem sempre para menos, nunca para mais.

Resultado de imagem para detergente roupa



Agora que já têm algumas dicas, espero que se torne mais fácil de realizar esta tarefa doméstica! Caso tenham mais alguma sugestão, deixem nos comentários.
Até ao próximo post!

You Might Also Like

0 comentários